Sobre

TRABALHANDO NO ATELIER1

Nasci em Petrópolis, (26 de março de 1952), sou um típico ariano. Dois filhos e um neto. Jornalista diagramador por profissão, sempre fui uma pessoa multimídia, trabalhando em jornal, publicidade e algum tempo em TV. A minha formação como pintor, vem desde os tempos de escola, baseado em minha curiosidade sobre a mesclagem das cores. Depois, tive aulas de pintura e desenho com a artista plástica Cybèle Varela, Victor Brumlick e Van Dijk. Fiz curso de História da Arte na Universidade Católica de Petrópolis, mais tarde na ESPM, concluí o curso intensivo de Estudo de Cores e Tintas. Quando morei em Erechin, RS (1977) desenvolvi alguns murais para instituições locais. Quando estudava artes, descobri na pintura francesa o tachismo. Daí em diante foi só uma questão de tempo para pesquisar mais profundamente a técnica. Michel Tapié, Georges Mathieu, Jackson Pollock foram os meus mentores na arte do expressionismo abstrato. Por algum tempo dei aula de desenho livre. Participei de algumas Mostras de Desenho e Pintura, mas a minha primeira exposição individual intitulada “Detalhes d’Alma” aconteceu em 1992 no Saguão dos Correios e Telégrafos. Em 1994 fiz uma Mostra de pintura “Detalhes d’Alma 1” no Hall de entrada do Banco do Estado de São Paulo (Banespa), hoje Santander; outra exposição em 1996 nos Correios e Telégrafo.  Em 2014 fiz a Mostra “ArtEpifania” na Galeria Van Dijk, no Centro de Cultura Raul de Leoni, Petrópolis,RJ.

Algumas obras minhas foram compradas e levadas para a Europa e Estados Unidos, outras se encontram em algum lugar deste Brasil.

Após um breve recolhimento artístico, quando me dediquei exclusivamente à literatura, em meados de 2010 depois de muito pensar, tive uma centelha de epifania e durante algum tempo foi amadurecendo as ideias; recomeçando a pintar novamente com intensidade, no mesmo estilo expressionista abstrato do passado, só que agora, trazendo algo bastante inovador.

Esse trabalho é uma mostragem das minhas investidas criativas usando diversos materiais aplicados sobre as pinturas de fundo. Buscando um novo conceito na forma de ver a arte, resolvi abstrair do processo criativo tudo o que me possibilitasse extrapolar após finalizar a pintura. Dessa maneira fui guiado para um universo dimensional, criando então uma textura artística exaustiva, desafiando outra vez todo o meu processo criativo.

Mas a inspiração e a minha imaginação borbulhante levaram-me também para os meandros da literatura e, usando o pseudônimo literário de John Dekowes, passei a escrever livros de ficção científica.

Na homepage abaixo, vocês poderão apreciar os meus livros:

8-BANNER_Site-ORBESIMAGINARYUN

LIVROS:

O planeta de Cristal (Saga Interplanetária 1-5)

O Juízo Final (Saga Interplanetária 2-5)

Só os Anjos morrem cedo (  http://soosanjosmorremcedo.wordpress.com/ )

Esther e Arthur ( http://estherearthur.wordpress.com/ )

Contos do Navegador  http://contosdonavegador1.wordpress.com/ )

O Enigma da Serpente ( http://oenigmadaserpente.wordpress.com/ )

O dia em que o Sol encolheu ( http://odiaemqueosolencolheu.wordpress.com/ )

 ____________________________________________________

TEATRO (usando o nome Jaime Moreno)

Na boca do lixo (Teatro adulto — peça ensaiada em 1976)

As aventuras do Príncipe Aroldo (Teatro infantil)

_________________________________________________________

Atualmente divido meus afazeres artísticos com o trabalho de design gráfico e web, entre outras funções dedicadas ao processo criativo:

Conheça o meu site de serviços.

JAMOAL DESIGNER

Leia também:

http://artepifania.webnode.pt/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s